• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Com helicoverpa controlada, agora ferrugem arrasa lavouras em Mato Grosso


Quinta-feira, 6 de março de 2014 - 09h24

Com os produtores em alerta desde o início do cultivo e a aplicação de defensivos, a situação, em Mato Grosso, atualmente, é mais tranquila em relação à lagarta Helicoverpa armígera. No entanto, a lagarta ainda exige cuidados. Segundo o coordenador da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura (MAPA), Wanderlei Dias Guerra, agora as preocupações estão voltadas para a ferrugem asiática no estado.


- Conseguimos controlar o avanço da Helicoverpa e hoje estamos mais tranquilos - em tese - porque ainda há complicações em algumas regiões. Foi fundamental o monitoramento e o controle que o produtor fez para reduzir a população de lagartas. Conseguimos fazer o monitoramento de uma forma satisfatória - comemora o especialista.


Guerra destaca que é fundamental que o produtor siga o controle com assistência técnica adequada, procurando sempre engenheiros agrônomos. Na colheita, ele também ressalta que, é preciso eliminar os restos culturais, porque senão é dali que a lagarta vai de novo saltar para a próxima lavoura.


- No período de entressafra é fundamental que o produtor esteja atento aos alertas. O monitoramento deve continuar e desta forma vamos conseguir conviver com essa praga - declara.
Com a Helicoverpa controlada, as preocupações se voltam para a ferrugem asiática.
- Saímos de uma situação e entramos em outra. O clima chuvoso em diversas regiões do país favoreceu a ferrugem asiática - relata.


Guerra conta que, na última semana, esteve na região de Diamantino e Campo Novo do Parecis e presenciou as lavouras tomadas de ferrugem.


- A ferrugem tomou conta de uma forma que eu não tinha visto desde 2005, antes de Mato Grosso ter implementado o vazio sanitário - afirma.


Segundo ele, a ferrugem, que vem da soja safrinha, está atingindo com maior gravidade e severidade a soja do plantio seguinte.


- Isso ocorre em toda a região que tem safrinha. Essa é uma questão de segurança nacional. Precisamos nos voltar para o tema, debater e quem sabe, se for de interesse dos produtores, regulamentar e proibir o plantio de soja safrinha - propõe.


Fonte: Rural BR. 5 de março de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja